Pesquisar este blog


Eu assisti "Azul é a cor mais quente" já faz algum tempo, não me lembro ao certo quando foi, porém só agora que eu li a HQ, então nesse post vou comparar as duas obras e falar o que me agradou mais em cada uma.

As diferenças são muitas, já começa pelo fato de uma das protagonista chamar Clementine na HQ e no filme o seu nome é Adele, eu demorei para me acostumar durante a leitura, mas essa é a mais simples das mudanças que fizeram. 

Na obra de Julie Maroh a história é toda contada pelas lembranças de Clem que ela deixou registrada em um diário para Emma, o que eu acho que traz uma visão mais delicada e sincera dos fatos.

Clementine (Vou chamar ela assim, porque está mais fresco na minha memória) tem 15 anos e está sofrendo a pressão das amigas para ficar com um cara, mas sua vida muda por completo quando ela avista os belos cabelos azuis de Emma, como toda adolescente, Clem está passando por um momento de descobertas e de confusões sobre o seu próprio se e quando ela descobre que sente algo a mais pela garota misteriosa que conheceu, ela fica ainda mais confusa, sua primeira reação é negar o que sente, mas com o tempo as duas vão se aproximando e ela se permite descobrir mais sobre ela mesma.
No filme Emma parece ser mais descomplicada, no entanto na HQ ela está em um relacionamento onde o comodismo impera, ela se sente presa a sua parceira pelas coisas positivas que a mesma fez, e tem medo de arriscar tudo para ficar com Clem, essa foi a parte que mais me tocou na HQ, quando ela tem que se decidir se quer ter uma vida nova com Clem ou continuar no seu relacionamento que ela já não vê mais emoção.

O filme mostra mais as mudanças que a vida de Clem teve ao adentrar no mundo de arte e cultura de Emma, já na HQ essa parte é mais "Enxuta" assim como o desenrolar do relacionamento das duas, no entanto o que mais me chocou foram os finais diferentes, o filme apenas me deixou chateada, mas a HQ sapateia no meu coração sem dó, demorei muito para aceitar, embora o que aconteça nos seja apresentado logo no começo, ainda sim se torna uma amarga surpresa.

O diretor do filme Abdellatif Kechiche recebeu criticas pelo fato que as cenas de sexo entre as duas condiziam mais com o imaginário masculino, do que com a realidade, que eram exageradas e desnecessárias, eu não concordo, achei que as cenas foram necessárias e bonitas.

Eu gostei mais da HQ por mostrar o lado da descoberta de um relacionamento homossexual, por mostrar a dificuldade das duas de lidar com a opinião dos outros, por terem coragem de fazer aquilo que por muitos não era aprovado e por ver o amor delas evoluindo, gostei do fato de mostrar também os erros e acertos das duas personagens, mostrar que Emma também agiu errado, que mesmo quando escolheu a Clem ela não fez isso apenas motivada pelo amor, ela teve mais razões.

Eu recomendo que leiam e assistam, pois vale a pena, ambos tem uma beleza rara de ser ver em filmes/HQ hoje em dia, eu não sei opinar quanto a parte gráfica de uma HQ pois não li muitas e não entendo de traços e etc, mas me agradou muito, já o filme acertaram em cheio na escolha das atrizes e as cenas são bem naturais, algumas até naturais demais (Clementine/Adele comendo e chorando).


A fotografia é muito linda, não vão se arrepender, porém faço uma ressalva que ambos são para pessoas de mente aberta, pois tudo é lindamente muito explicito, então deixem o preconceito de lado antes de dar play ou começar a ler.


11 Comentários

  1. Eu só assisti o filme!! Tb não gostei do final do filme.
    Ahhhh, fiquei curiosa para saber o final da HQ
    Depois me contaa!!! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fique em dúvida se gostei ou não do final do filme, mas achei bem triste, medo de coisas assim na vida!

      Excluir
    2. Clem morre logo após um orgasmo com emma...

      Excluir
  2. Não li a HQ, mas ao contrario da Josi, curti o final do filme. Achei o filme tristemente lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem diferente na HQ, eu achei mais triste ainda viu!

      Excluir
  3. Nossa, amei a resenha, Andy! Sim, os traços são belíssimos, e mesmo você não conhecendo muito esse mundo, essa hq, é linda mesmo. Os tons, traz mais o sentir, sintetiza melhor as ações das personagens (não li toda, porque em CBR é punk), não vi ao filme. Mas ainda irei conferir. Fica que meu comentário é meio nulo, mas é isso mesmo. Gostei da resenha, vou terminar de ler a hq depois ver ao filme. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente os tons trazem o sentir de uma forma que gostei muito, eu li em edição física e adorei, foi uma leitura rapidinha e bem gostosa, assista o filme sim, muito bonito também!

      Excluir
  4. Quero ler... Vc me motivou a ler ��������

    ResponderExcluir
  5. Quero ler... Vc me motivou a ler ��������

    ResponderExcluir
  6. Não conseguiu ir adiante com o filme, achei muito parado embora eu goste de filmes assim.
    Mas li a HQ e amei. Achei linda, inclusive concordo com os pontos positivos que você ressaltou. Não sei se vou terminar de assistir ao filme, pelo menos não por enquanto.
    Beijos
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

E você o que achou?