Pesquisar este blog






Informações do livro:

Título: O Grande Gatsby 
Autor: F. Scott Fitzgerald 
Editora: L&PM 
Páginas: 204


Sinopse:


O grande Gatsby (1925) é considerado a obra-prima de F. Scott Fitzgerald. É um perfeito retrato dos loucos anos 20, nos quais o choque da “nova” modernidade se refl etia numa juventude impactada pela guerra e pela revolução industrial. O romance relata a história do enigmático Jay Gatsby, proprietário de uma luxuosa mansão na zona mais rica das praias de Long Island, onde ele promove suntuosas festas, frequentadas por escritores, produtores de cinema, stars, esportistas, gângsteres e garotas bonitas em busca de ascensão social. O mistério que paira sobre Gatsby, um homem elegante e indecifrável, e seu interesse pela bela Daisy Buchanan foram imortalizados no cinema por Robert Redford e Mia Farrow, que com suas interpretações deram vida à essência da Era do Jazz.


Resenha:


Em o Grande Gatsby temos Nick como narrador, ele nos apresenta Gatsby o morador da mansão ao lado de sua humilde casa e nos conta detalhes sobre a luxuosa vida do misterioso homem e aos poucos Nick vai descobrindo mais e mais sobre seu vizinho, até o fato de que ele no passado teve um breve romance com sua prima Daisy.



Gatsby tinha o costume de dar enormes festas em sua mansão, abertas a quem quisesse ir, esse costume levantava várias teorias ao seu respeito, inclusive a de que ele era um assassino, mas Nick não acreditava no que escutava e decidiu descobrir sozinho quem ele verdadeiramente era.


Daisy agora já era uma mulher casada e com uma filha, mas seu marido era infiel e quando Gatsby reaparece em sua vida ela fica balançada, no passado ela deixara de se casar com ele devido ao fato do rapaz não ter condições sociais de casar com uma moça do nível dela, mas agora ele era um homem muito rico e ainda apaixonado.

O Grande Gatsby é um verdadeiro retrato da época pós guerra, o que me causou um certo choque em saber como nosso país é realmente bem atrasado em relação aos EUA, desde aquela época as mulheres já tinham muito mais liberdade de escolha e atitude, no livro vemos mulheres dirigindo e indo a festas a noite desacompanhadas, achei tudo isso muito interessante e lindo.



Eu gostei muito de como Fitzgerald desenvolveu seus personagens, Daisy que no começo parecia uma mulher adorável se mostrou uma pessoa bem diferente, Gatsby apesar de todo seu mistério consegue ganhar o leitor desde o começo, já Nick rouba a atenção, adorei a personalidade dele e com certeza está entre um dos meus personagens favoritos da vida.


Quando eu decidi ler o Grande Gatsby eu não sabia nada a respeito, já tinha ouvido falar do filme e que era um grande clássico, mas nem a sinopse eu tinha lido, então solicitei ele a editora L&PM e a surpresa foi maravilhosa, nunca pensei que iria gostar tanto, mas agora o livro entrou na minha lista de preferidos, adorei a forma como foi escrito, adorei os detalhes da época que eu ainda não conhecia e me surpreendi demais com o final que me deixou com o coração na mão, foi totalmente inesperado pra mim, mas foi como tinha que ser.


Como puderam ver pelas fotos, o filme é protagonizado por Leonardo Di Caprio, ainda não assisti, mas pretendo em breve e farei as comparações aqui no blog.



4 Comentários

  1. Bom dia Andy, tudo bem?

    Li e resenhei esse livro no blog, gostei muito, espero que o filme seja a altura do livro, mas acho difícil...bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ler a sua resenha também, mas concordo contigo quanto ao filme, não deve ser tão bom!

      Excluir
  2. Que resenha incrível. Eu tenho esse livro, mas nunca li. Acho que vou dar uma atenção pra ele agora hahaha

    Seu blog é lindo <3 parabéns!
    já estou seguindo

    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own! Amei seu comentário, muito obrigada viu e leia sim, você vai gostar muito!

      Excluir

E você o que achou?