Pesquisar este blog

Olá pessoal, tudo bem? Estou lançando essa coluna no blog inspirada em um tag que já circula a algum tempo por ai que é a “10 livros para ler em um dia” mas ao invés de lista-los todos de uma vez, eu irei sempre que der indicar e resenhar um livro que se possa ler em pouco tempo, mas lembrando que cada um tem seu ritmo, não precisa ler o livro realmente em um dia, na verdade são livros simples de histórias fáceis para dar aquela relaxada nos intervalos do trabalho ou estudos, enquanto se espera em uma enorme fila ou em uma sala de espera ou até mesmo no ônibus no caminho de volta para casa, são livros de fácil compreensão, e hoje eu vou começar com um clássico bem conhecido mas não pelo livro e sim pelo filme.


Informações do livro:
Título: Bonequinha de Luxo
Autor: Truman Capote
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 155

Sinopse:

Em Bonequinha de Luxo, novela de 1958, escrita com mão levíssima, o escritor norte-americano Truman Capote acompanha as estrepolias de Holly Golightly, a jovem que escapa da vida besta do interior para tentar a sorte na Nova York dos anos da Segunda Guerra. Moça de hábitos e horários nada ortodoxos, Holly põe em polvorosa uma galeria de personagens que vai de um mafioso preso a um escritor inédito, passando por um fotógrafo japonês, uma modelo gaga e uma cantora rouca – para não falar de um certo diplomata brasileiro. Tudo isso sem abandonar a visão de uma vida de luxo, calma e volúpia, se possível bem longe do Texas e bem perto da joalheria Tiffany’s. Celebrizada nas telas de cinema por Audrey Hepburn no filme homônimo de Blake Edwards, Holly é uma das criações mais felizes de Capote, mistura inextricável de ninfa diáfana e moça roçuda, tão viva e sedutora hoje como quase meio século atrás.

Resenha:

Acho que quase todo mundo já deve ter visto falar no filme “Bonequinha de luxo” ou “Breakfast at Tiffany's” que tem a belíssima Audrey Hepburn que se imortalizou no papel de Holly Golightly, o filme seguiu até se bem fiel em algumas cenas, mas a história foi bastante modificada e eu compreendo, o livro trata de assuntos que seriam bastante polêmicos na época, as pessoas não eram lá muito liberais em 1961.


Paul Varjak é um escritor de pouco sucesso que decide contar a história de Holly Golightly uma jovem um tanto quanto fora dos padrões por quem ele havia se apaixonado. Joe Bel um colega dono de um bar que ambos frequentavam havia chamado Paul para mostrar lhe algo, uma forte pista que indicara que a senhorita Golightly havia se aventurado pela África e depois disso todas as suas memórias da moça voltaram.


Holly morava no mesmo prédio que Paul, a moça sempre esquecia as chaves e precisava acordar os vizinhos para poder entrar e em uma dessas vezes o vizinho escolhido foi o escritor. Holly aparentemente era uma acompanhante de luxo, saia com vários homens da alta sociedade, dava festas extravagantes em seu pequeno apartamento e nelas compareciam playboys cheios de dinheiro, empresários e até um diplomata brasileiro.


A joalheria Tiffany’s é uma espécie de terapia para Holly, ela costuma frequentar o lugar quando não se sente muito feliz, mesmo que não tenha condições de comprar nada que venda na loja, mesmo porque ela acha diamantes desnecessários para quem tenha menos de 40 anos, ela é sempre muito tagarela, quando começa a falar não para mais e em muitas conversas descontroladas que tem com Paul, é perceptível que apesar de todo o mundo de luxuria que a envolve, ela é uma menina ingênua que se deixa levar pelas boas atitudes e nem percebe quando se envolve em coisas arriscadas.




O relacionamento de Paul e Holly não passa de amizade, ao contrário do filme, Paul não demonstra um interesse que vá além disso, ele gosta de estar e conversar com ela, não é nada muito romantizado e a paixão que ele sente por ela é um tipo de paixão diferente que ele mesmo fala no livro que já sentiu por outras pessoas é o tipo de amor que ele já sentiu por uma cozinheira, pelo carteiro que deixava ele o seguir e por uma família inteira, o que me leva a pensar que talvez ele fosse um pouco carente.



O livro é bem curtinho, mas muito legal, divertido, eu gostei muito de todos os personagens, Holly é encantadora e você entende que talvez Audrey Hepburn teve bastante sorte pois pegou um personagem já bem construído, sem desmerecer o belíssimo trabalho da atriz.


Recomendo sim esse livro, até mesmo para quem já viu o filme, pois ele é até que bem diferente, fala mais abertamente de alguns assuntos e achei bem mais descontraído, a leitura é rápida e bem viciante então da para acabar rapidinho.

Em breve trarei mais dicas de livros para ler em poucas horas, espero que gostem.

Não se esqueçam de que o blog está sorteando um exemplar de “A outra sombra” para participar basta clicar aqui e se inscrever.




13 Comentários

  1. Boa ideia a de dividir a tag e colocar a resenha junto. Parabéns

    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  2. Achei super interessante a ideia dessa coluna. Quanto ao livro, não sabia que era, nunca vi o filme, mas já ouvi falar. Adaptação literária é algo velho, hein?! E eu achava que a mania era de agora, rs

    Ainda assim, nem livro ou filme realmente me chama a atenção.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a moda já é antiga, eu demorei um pouco para me interessar pela obra, mas como eu adoro ler coisas mais antigas, resolvi me arriscar e gostei bastante! :D

      Excluir
  3. Amo a Audrey Hepburn. Infelizmente ainda não tive oportunidade de ver tudo que ela já filmou, mas tenho vontade. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente eu não sabia que bonequinha de luxo foi inspirado em um livro, apesar de ser um clássico - o filme - eu nuca o assisti mas ouvi vários comentarios. A sua resenha me agradou bastante e como ele é curto de deu vontade de ler-lo.


    Abs,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que tag maravilhosa :P
    Amei essa resenha, a atriz é perfeita ♥
    http://www.sorrisoselivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Super legal essa TAG! Mas OMG em que mundo eu vivo pra nao saber que Bonequinha de Luxo era um livro? Só conhecia o filme mesmo! Kkkkk tenho que parar de ser tao distraida!

    Beijos querida
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Opa...gostei da nova Tag aqui no blog. Mas...sinceramente esse tipo de livro não me chama muito atenção. Vamos ver se leio algum dia...
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  8. Não assisti o filme nem li o livro,mas tenho muito curiosidade;) Espero fazer isso logo
    beijoo

    http://melanciapink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei a dica! Nem sabia que tinha o livro do filme... que MARA :D
    Beijo Andy ♥

    ESPIA O BLOG: SIM, 27!

    ResponderExcluir
  10. Estou procurando para comprar este livro e não encontro, somente ebooks (que não gosto) se alguém souber onde encontro mesmo em sebos me avisem por favor...
    moraes_priscila@hotmail.com

    ResponderExcluir

E você o que achou?