Pesquisar este blog




Quando eu fiz a resenha do livro “Eu e você” do Niccolò Ammaniti eu disse que iria assistir ao filme inspirado no livro e hoje eu venho fazer as comparações, assim como fiz com “Desespero” do Stephen King.

Já faz bastante tempo que vi o filme, foi logo que terminei de ler o livro que eu baixei, ainda estava na casa do meu namorado.

O filme até que é bastante fiel ao livro, confesso que eu imaginava Lorenzo o personagem principal um garoto franzino e ruivo, mas me surpreendi com o ator escolhido, mas gostei, conseguiu substituir a imagem que eu tinha na cabeça, também imaginei Olivia sua irmã também ruivo de acordo com as descrições, mas não foi o que aconteceu no filme. Gostei muito do garoto, em certos momentos ele chegou a me lembrar de Malcolm McDowell em Laranja Mecânica, aquele olhar doentio, ficou muito bom.


O livro já tinha muitas situações que você precisava pegar no ar, as coisas não eram totalmente colocadas, o filme seguiu essa linha, mas confesso que achei o filme muitas vez confuso, se eu não tivesse lido talvez não teria entendido e teve cenas que confesso que não entendi, tais como a cena que Olivia leva um cara ao porão e na hora que ele vai embora Lorenzo que até então estava bravo com a irmã, olha para ela e os dois riem em cumplicidade, só não entendi bem o porque da risada se ele estava tão zangado por ela ter levado um estranho lá e deixado ele usar seu notebook.

Eu gostei muito mais da Olivia do livro, não senti empatia pela personagem do filme, não desejei sequer um final feliz a ela, mas gostei muito da atriz que a interpretou, muito boa, desempenhou muito bem o papel, bem convincente.

No livro tem referências a livros do Stephen King, já no filme são os livros da Anne Rice que aparecem, gostei bastante disso, já que a história se passa na Itália e Anne Rice adora usar Veneza como cenário de suas belíssimas obras.

O filme e o livro têm finais diferentes, apesar do final do livro ser mais triste eu achei mais completo, embora no filme ficasse deduzível o final, no livro você fica sabendo o que acontece e eu prefiro assim.

Gostei muito do filme, é daquele tipo de filme simples, com uma história curta mais muito envolvente, gostei muito de Lorenzo e consegui entender ele melhor assistindo ao filme, portanto recomendo a leitura do livro e recomendo que assistam ao filme se puderem, porque vale muito a pena, não é atoa que o filme foi muito bem recebido em Canes, é realmente muito bom.


Informações do livro:
Título: Eu e você
Autor: Niccolò Ammaniti
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 160 

Informações do filme:

Título: Eu e você
Diretor: Bernardo Bertolucci 
Ano: 2013 
Atores: Tea Falco, Jacopo Olmo Antinori, Sonia Bergamasco mais 
Gênero: Drama 
Nacionalidade: Itália

Imagens do filme:

3 Comentários

E você o que achou?