Pesquisar este blog

Hoje eu trago mais uma resenha de autores parceiros, espero que gostem!

Título: Os Net-Boys e o gênio do portal W3
Autora: Bebete Alvim
Editora: Baraúna
Páginas: 126



Sinopse: Esta história se passa no ano de 1998, na cidade de Nova Pátria (MG). Muitos brasileiros ainda não possuíam Internet, muito menos banda larga. Jovens internautas, descobrindo o fascínio da web, viviam ocupando as linhas de telefone de suas residências, para as pesquisas escolares e para os encontros nas salas de bate-papo. Raphael e seus quatro amigos – Gustavo, Tiago, Glauber e Otávio – são músicos e possuem uma banda, cujo nome é NET-BOYS. O sonho desses garotos? Sair da garagem, para alcançar fama e sucesso, rumo ao estrelato! Érgon, Crash, Atchim, Boom e Frucini são os nicknames desses internautas, que estão sempre conectados, teclando em linguagem “internetês”. Um belo dia, Rafa recebe uma conexão inesperada de um “Gênio do Portal W3”, que irá mudar a sua vida e a de seus amigos! Uma aventura emocionante, envolvente, misteriosa, empolgante, com situações cômicas. Uma história que irá atingir o público juvenil, revelando o lado “doce e tão bacana da vida”, onde o inesperado pode acontecer a qualquer momento, e dele, os sonhos! Numa época em que a Internet despontava no Brasil, com suas conexões “discadas”, seus usuários estavam à mercê desse encanto. Para descobrir esse novo mundo da informática, era preciso ter paciência com sua conexão e seu modo de operá-la. E pensar que, hoje, basta um clique!


Uma banda de adolescentes querendo sair da garagem, quando a oportunidade surge de uma forma um tanto quanto inusitada, o gênio Z@n Revla surge o portal W3 se abre diante dos olhos de Rafa, ali mesmo na tela de seu velho computador Galileu.

O livro retrata bem a dificuldade que nós tínhamos em usar a internet no final dos anos 90 e começo dos 2000, acho que o pessoal mais velho sabe bem como era sofrido usar a internet discada, ocupando a linha do telefone e usando apenas de finais de semana ou depois da meia noite para não gastar muito.

Porém mesmo com tantas dificuldades Rafa era viciado, não só em internet, mas em tudo que envolvesse informática, inclusive tinha um dialeto próprio um tanto quanto engraçado, ele e seus amigos de banda passavam tanto tempo pensando e usando a internet que acabaram esquecendo um pouco da vida real, de reparar em coisas simples do dia a dia, com o surgimento do portal W3 e do Gênio, eles passaram a prestar mais atenção nessas coisas e tentar corrigir alguns erros que muitas vezes deixamos passar em branco mas que tem muita importância.

O livro é mais dedicado ao público infanto-juvenil e tem uma linguagem bem simples, usando as vezes do famoso “internetês” para se aproximar mais do público jovem e tem um lado educativo bastante interessante, fazendo com que mostre que coisas simples podem fazer grande diferença e que são muito importantes para o nosso futuro, eu gostei bastante, é um desses livros rapidinhos que você lê de uma vez só e se diverte bastante.

Eu não conhecia muito sobre a autora Bebete Alvim, mas andei dando uma pesquisada e vi que ela tem um trabalho muito bacana voltado ao público infantil, vale dar uma conferida.
Eu ganhei o livro da Bebete e veio com um marca páginas e um botom, achei tudo muito legal, queria agradecer o carinho e a preocupação em saber se tudo chegou certinho pra mim.
Recomendo o livro para todas as pessoas independente da idade, vale a leitura.

4 Comentários

  1. Nossa, eu nem sou tão velha assim, mas eu também passei por esse sofrimento que se chamava internet discada kkkk Gostei da proposta do livro, até que gosto de livro infanto-juvenis ;)

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Andy... Amei sua resenha sobre este meu livro! Agradeço, de coração, seus comentários "felizes" e a indicação para a leitura. Bom que tenha gostado da história! Vlw!
    Seu Blog é adorável e já estou como um membro com grande prazer!
    Meu grande abraço com minhas saudações literárias.

    ResponderExcluir
  3. Bem legal a sua resenha e a Bebete Alvim é uma escritora talentosa e muito querida!Bjs,

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que legal. Queria muito ler, mas não sei se na minha cidade vende. Provavelmente não :/

    ResponderExcluir

E você o que achou?