Pesquisar este blog

Tema do mês de Maio: Livros de bancas.

 

Título: Noite em claro
Autora: Martha Medeiros
Editora: L&PM Pocket
Páginas: 64

Sinopse: Na solidão de seu apartamento, uma mulher escreve sobre a sua história numa noite de insônia. Uma história plena de relacionamentos marcados por frustrações, dor e prazer. Encorajada pelo champanhe, sem nenhuma censura, ela vai contando sua vida enquanto chove lá fora. O livro só terminará com o último pingo de chuva





Sabe aqueles livros que você leva menos de um dia para ler, mas sabe que vai lembrar dele para vida toda, pois é, “Noite em claro” é um desses livros.

"A gente se apaixona pelo que é impossível em nós."
Uma mulher quase comum, com uma vida monótona como a maioria, decide escrever um livro em uma noite chuvosa e ela promete só parar quando a chuva acabar.


"Comi uma barra de chocolate só pra fingir que nada me importa, mas tudo me importa como nunca me importou nesta noite em que estou sozinha, tentando ficar bêbada, prestes a ser gorda, infernizada por recordações do passado e impaciente para inventar um futuro."

O livro é simples e fala basicamente sobre a vida de uma mulher um pouco neurótica e viciada em sexo, a protagonista é uma apresentadora de um programa de entrevista em um canal pago e entrevista pessoas comuns, tem um fã com um “Q” de maluco que troca e-mails com ela, e também alguns casamentos e namoros frustrados.

"Todas as pessoas trazem o mesmo rosto melancólico de quem viveu tudo e não encontrou o que procurava."
A história é simples, mas ao mesmo tempo forte, nos faz pensar muito na vida e refletir sobre escolhas que fazemos, sobre a felicidade e se ela realmente existe ou se não passa de conformismo, não é um livro surpreendente ou revelador, apenas reflexivo, não espere reviravoltas ou finais inimagináveis, tudo é simples.

"Foi o maior striptease da minha vida. Não tirei luvas, meias, sutiãs. Tirei minha alma pra fora."
O livro foi escrito para coleção 64 páginas da L&PM Pocket e portanto tem apenas 64 páginas, mas é uma leitura muito gostosa, adorei ter escolhido esse livro para dar sequência ao desafio.

E no final das contas é tudo escuro, é sempre noite, e quase tudo é bobagem. A gente fica sozinho, bebe demais, lembra demais, pensa demais, bate em portas estranhas, há uma festa, a festa termina, não há final feliz ou infeliz, não há final, o dia amanhece, a chuva para, se aconteceu alguma coisa ou nada aconteceu, não faz diferença. Aos poucos a gente acostuma e se enxerga.



7 Comentários

  1. Simples,mas interessante,acho que deve ser uma ótima pedida para quem quer começar a ler Martha Medeiros,eu sou uma delas..

    beijãoo!!

    http://leitorasdobrasil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, uma ótima pedida mesmo, se puder e quiser, leia! :D

      Excluir
  2. Oi Andy, tudo bom?
    Da Martha, só li Divã e amei! Gosto muito de livrinhos curtos,
    sempre nos surpreendem, para bem ou para mal.
    Adorei conhecer um pouco mais desse livro, vou colocar nos "vou ler" para não esquecer!
    Tem promoção e post novo no blog
    endless-poem.blogspot.com.br
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Me interessei muito pelo livro,
    parabéns pela resenha, estou querendo me deixar marcar por essa estória.

    Delmara | Sou Bibliófila

    ResponderExcluir
  4. Essa autora é bem comentada positivamente pela galera, tenho curiosidade em relação a algum livro ou texto dela.
    Adorei a resenha, espero que possa ler algo dela.
    Clicando Livros
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  5. Oiiiii

    Nunca li nada da Martha Medeiros, e esse tem apenas 64 páginas o.O

    =)

    ResponderExcluir
  6. Parece interessante,mas essa capa não me agrada em nada .;p

    http://melanciapink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

E você o que achou?