Pesquisar este blog

O sol nasceu a pouco mais de uma hora, na certa era para eu estar dormindo ou pelo menos me preparando para isso, mas ao terminar de ler “Desespero” do Stephen King eu inventei de embarcar em um dos contos de terror do Mauricio Caldeiras e agora estou aqui sem poder dormir, resolvi então fazer a resenha do livro e completar parcialmente o desafio desse mês em que o tema é Terror ou suspense, eu sabia desde o começo que seria um tema bem difícil para mim, pois eu sou super medrosa, mas se tem algo que me deixa bem irritada, são coisas inacabadas, então mergulhei na leitura de desespero e agora lhes trago as minhas impressões.

Autor: Stephen King
Título: Desespero
Editora: Ponto de Leitura (Selo Objetiva)
Páginas: 686

Sinopse:  Um gato espetado numa placa da Rodovia 50 – uma das mais solitárias dos Estados Unidos – revela que nem sempre é fácil chegarmos ao nosso destino. O professor Jackson e sua esposa, a família Caver e o escritor Jonh Marinville sabem disso. O trajeto até a cidade de Desespero indica que a viagem será sombria e assustadora. Afinal, ao longo deste insólito caminho existe Collie Entragian, um louco disposto a fazer das suas palavras a própria lei. Quem conseguirá sobreviver? Este é o ponto de partida do novo romance de Stephen King, “Desespero”.
Neste romance, o grande mestre descreve a luta apocalípitca entre Deus e o demônio que acontece na pequena cidade de Desespero. O terrível personagem Entragian é apenas uma ponta visível de um terror que tem longos e poderosos tentáculos. O confronto é cruel e literalmente desesperador…. Prepare o seu fôlego e embarque nesta trama alucinante do mestre King.



Para começar eu sempre gostei de Stephen King, mesmo com todo o meu medo, sempre gostei, “Desespero” é uma das obras dele que achei mais diferente do que eu estava acostumada quando relativo ao autor.

Fé, crenças e muito, muito desespero são os principais ingredientes do livro, a história toda começa com um casal viajando pela rodovia 50, que é conhecida como a autoestrada mais solitária dos Estados Unidos, quando são parados de forma estranha por um policial de mais ou menos dois metros de altura, 110 quilos e uma coloração um pouco diferente,  o que causa certo medo no jovem casal, mas não era só pela estranha aparência, havia algo a mais nele que os causava certo pânico, mas tudo fica pior quando o policial encontra droga no porta malas do carro, ai que começa a história de horror do casal, Mas Mary e Peter não são os protagonistas dessas história que gira em torno de várias pessoas, a família Carver, o escritor Jhonny Marinville, seu empregado Steve e a exótica “caroneira” Cynthian, exceto os dois últimos mencionados, todos vão parar na pequena cidade de Desespero levados pelo já falado policia Collie Entragian.

Aparentemente o policial é apenas um valentão abusando de seu poder, mas logo se percebe que tem algo de errado com o brutamonte, principalmente quando ele faz o pronunciamento da lei Miranda.


“Você tem o direito de permanecer calado. Qualquer coisa que você disser poderá ser usada contra você no tribunal. Você tem o direito de ter um advogado presente durante qualquer interrogatório. Eu vou matar vocês. Se você não puder pagar um advogado, um defensor lhe será indicado. Você compreende seus direitos?”

Conforme a história vai tomando forma eis que o garotinho David Carver que até então parecia apenas uma criança qualquer, começa a chamar a atenção para si, em uma família sem religião, ele se mostra um garotinho de uma fé enorme e acreditem Deus fala com ele, porém esse Deus se mostra cruel em alguns momentos, mesmo ajudando David de várias formas no decorrer da trama, mostra que o Deus de David é orgulhoso, não aceita que seus milagres não sejam reconhecidos, um Deus frio e calculista que planejou tudo para cobrar uma divida do garoto ou que talvez tenha feito o garoto entrar numa divida propositalmente para ter que pagar de alguma forma.


“David recostou sua cabeça novamente no banco, fechou seus olhos e começou a rezar.” 

 Mesmo com tudo isso, demora um pouco a se perceber que os acontecimentos estão rodeados de fatos sobrenaturais, e quanto tudo se transforma em um cenário de completo terror sobrenatural é que você reconhece que essa é mais uma das grandes obras de Stephen King, e se só o nome dele consegue me causar arrepios, imagine como eu fiquei lendo essa trama.

Eu tenho sempre o hábito de pegar empatia pelos piores personagens, aqueles que todo mundo despreza e não foi diferente nesse livro, desde o começo eu gostei de Jhonny Marinville um escritor do tipo porra louca que já aprontou de tudo na vida e agora está embarcando em uma nova experiência na busca de histórias para o seu novo livro, ele resolve viajar o país em cima de uma Harley (juro que não foi isso que chamou minha atenção) por conselho de sua ex-mulher, mas tudo muda quando ele é surpreendido pelo policial. O personagem é um misto de herói impulsivo com canalha egoísta querendo livrar seu coro a todo custo, em minha opinião ele é o melhor personagem do livro, os diálogos mais interessantes são sempre protagonizados por ele e também o achei o mais sensato de todos, no entanto minha opinião muda um pouco no final que enche o personagem de mistérios que aparentemente nem ele mesmo sabe explicar.

O garotinho rezador David me surpreendeu, porque geralmente crianças com “poderes especiais” são sempre chatas, mas David me pareceu muito maduro para sua idade e o principal, não faz nenhuma daquelas coisas absurdas que alguns escritores insistem em inventar como se crianças fossem incapazes de ter um mínimo de inteligência, eu gostei bastante do personagem e fiquei bem curiosa em relação ao seu futuro.

O livro teve um final que me surpreendeu e muito, não ficou nenhuma pergunta sem resposta, exceto a de que o Deus de David seria um deus cruel ou um deus de amor? O livro todo leva esse questionamento sobre religião e crenças e isso vai até o último minuto, eu gostei em partes do final, mas ele foi muito surpreendente pelo menos para mim, adorei ter tido coragem para ir até a última página de “Desespero” valeu muito a pena a leitura.

Eu postei uma foto no meu instagram de um trecho em que Anne Rice é mencionada no livro (Trecho tenso e nojento), eu já disse aqui que adoro essas menções, quem quiser ver só clicar aqui.

12 Comentários

  1. Uau, eu demoraria um ano para ler esse livro, acho que por isso namoro uma menina que escreve resenhas ahahahaha Muito Bom!

    ResponderExcluir
  2. Oiee linda, tudo bem com você ?
    Espero que sim, pois eu estou hiper, mega feliz com as novidades do meu blog, mas enfim, deixa eu comentar uma coisa, eu não li ainda livros desse autor, até porque eu não conheço muito as obras dele, mas me parecem muito boas, porque todo mundo fala muito bem de todas as histórias que tem. Mas enfim...Não sei se seria meu estilo, mas buscarei procurar mais sobre o autor para saber se ele é do meu gosto, porque dependendo, já coloco até na minha lista de desejados xDDD

    Adorei o que você escreveu. Parabens...

    Depois passa no meu blog que tá cheio de novidades
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. King é King, ele é um mestre e vale a pena conhecer pelo menos uma obra dele!

      Excluir
  3. Olá linda,
    Nossa parece ser macrabro...ainda não lembro de um ler com uma história sombria assim, mas tenho vontade de ler..!
    Resenha ficou muito boa!

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é um pouco macabra sim, como todas obras do King, mas eu sou medrosa e consegui ler tudo, então acho que não é nada demais!

      Excluir
  4. Ain, eu quero D;

    Pergunta do dia: O que vai fazer de legal no final de semana? #curiosidade!
    Beijos anjo, até mais!
    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Já vi o filme Desperate, mas nunca me interessei pelo livro!
    Aquele xerife me tirou o sono noites seguidas! Rs
    Beijo,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  6. King é foda! Esse livro dele eu ainda não li, amei a resenha!
    Beijos.

    http://esfriouocafe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu não li nada do autor, mas tenho bastante vontade de conhecer o trabalho dele. Gostei bastante da premissa desse!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Acredita que nunca li nada do King? Tenho muita vontade, e adoro suspense e terror!!
    Sua resenha me deixou com bastante vontade de ler o livro!
    Tomara que em breve eu consiga ler algo do autor!
    Adorei seu cantinho, sempre que der visitarei!!

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu adoro Stephen King para mim um dos mestres do suspense, meu preferido é O Iluminado, acho fantástico! Este que vc resenhou ainda não li, mas já coloquei na minha lista de compras!
    Abraços
    Melissa Padilha
    De Coisas por Aí

    ResponderExcluir

E você o que achou?