Pesquisar este blog


Dando continuidade a série e deixando a preguiça de lado hoje a resenha dos livros 2 O Restaurante no Fim do Universo e o 3 A Vida, o Universo e Tudo Mais.

Livro2 - O restaurante no fim do universo


Autor: Douglas Adams
Editora: Sextante
Lançamento: 2004
Páginas: 176

Sinopse: O que você pretende fazer quando chegar ao Restaurante do Fim do Universo? Devorar o suculento bife de um boi que se oferece como jantar ou apenas se embriagar com a poderosa Dinamite Pangaláctica, assistindo de camarote ao momento em que tudo se acaba numa explosão fatal? A continuação das incríveis aventuras de Arthur Dent e seus quatro amigos através da galáxia começa a bordo da nave Coração de Ouro, rumo ao restaurante mais próximo. Mal sabem eles que farão uma viagem no tempo, cujo desfecho será simplesmente incrível. O segundo livro da série de Douglas Adams, que começou com o surpreendente "O Guia do Mochileiro das Galáxias", mostra os cinco amigos vivendo as mais inesperadas confusões numa história cheia de sátira, ironia e bom humor. Com seu estilo inteligente e sagaz, Douglas Adams prende o leitor a cada página numa maravilhosa aventura de ficção científica combinada ao mais fino humor britânico, que conquistou fãs no mundo inteiro. Uma verdadeira viagem, em qualquer um dos mais improváveis sentidos.

Comentários:
Esse é o segundo livro da série e também tem 5 anos que eu li...
Como todo bom inglês, tudo o que Arthur Dent mais quer é um pouco de chá, mas tudo que ele consegue é apenas um liquido insosso que não lhe agrada em nada, insistente ele faz com que a máquina continue a procurar o chá perfeito, fazendo assim com que todo o sistema da máquina desligue Grande Arthur, como todo bom terrestre, seus desejos acima de qualquer coisa, o que importa se a nave está prestes a ser bombardeada por Vogons raivosos? Sim vogons, aqueles mesmo que destruíram a terra...
Esse foi um livro que gostei muito, muito sarcástico e engraçado, continuam com as frases de efeito que eu gosto muito, os personagens continuam os mesmos, Ford ainda o mais engraçado e causador de situações improváveis.
"Resumindo: É um fato bem conhecido que todos que querem governar as outras pessoas são, por isso mesmo, os menos indicados para isso."
É um pouco complicado falar do livro sem soltar muitos spoilers, por isso não tenho mais muito o que falar do livro, o autor continua com a escrita ótima, muito inteligente, o livro é rápido porém a linguagem as vezes causa certa confusão e é preciso reler para entender bem o que ele quis dizer, mas nada muito complicado, um livro muito bom.
"Esse Deus põe uma macieira no meio de um jardim e diz "vocês façam o que vocês quiserem, ah, mas não comam a maçã". Surpresa, surpresa, eles comem e ele pula de trás de uma moita gritando "Peguei vocês!”
O livro faz a humanidade parecer  completamente retardada...
Marvin aparece bastante e as aparições dele são as melhores , as confusões das duas cabeças de Zaphod deixa tudo mais engraçado ainda.
E o restaurante no fim do universo, um bom convite ao vegetarianismo, sua comida se apresentando a você antes de ser servida, maravilhoso não acham?
Bom sem mais o que dizer, vamos a próxima...

Livro 3 - A vida, o universo e tudo mais



Autor: Douglas Adams
Editora: Sextante
Ano de Lançamento: 2010
Páginas: 160

Sinopse: Arthur Dent ficou cinco anos abandonado na Terra Pré-Histórica. Mesmo depois de tanto tempo, ele ainda acordava todas as manhãs com um grito de horror por estar preso àquela monótona e assustadora rotina. Talvez Arthur até preferisse continuar isolado em sua caverna escura, úmida e fedorenta a encarar a próxima aventura para a qual seria forçosamente arrastado: salvar o Universo dos temíveis robôs xenófobos do planeta Krikkit.

Comentários:
Esse eu li mais recentemente, bom, pelo menos a metade dele, eu não tenho muito que falar do livro que achei o pior da série, confuso e sem muito humor, foi um livro um pouco difícil de ler.
Arthur fica cinco anos preso no planeta terra pré-históricos, até que da maneira mais improvável, Ford aparece para resgata-lo, os dois saem do planeta a bordo de um sofá, sim um desses sofás vermelhos comuns, pegando carona no sofá eles seguem para outra época, para dois dias antes do fim do planeta terra, lá eles encontram Slartibartfast que os arrasta consigo na nova missão de salvar o universo...
Então começa a confusão, o planeta xenofóbico Krikkit, que havia sido vedado, pois insistiam na ideia de extinguir todo o restante do universo sendo assim só existiriam eles no universo todo, estava mais uma vez tentando extinguir o universo, alguns robôs que haviam ficado em uma nave fora do planeta, precisavam juntar peças para formarem a chave que daria inicio a destruição do universo.
O meio do livro apesar de muita enrolação ficou sem um história fixa e pouco coerente, parecia que estava querendo apenas estender a trama, o final melhora, mas tudo é explicado de forma rápida o que deixa muita coisa sem entender.
Faltou humor, faltou as frases reflexivas, enfim não gostei muito desse livro, mas para entender a série toda, ele é necessário.

Em breve a última parte!

Um Comentário

  1. Não gostei muito desses 2, o 3° principalmente, faltou aquele humor que os outros têm de sobra. Amei o primeiro e gostei muito do 4°. Ainda não comecei o quinto, mas ouvi que ele não é tão bom :(
    Essa série é muito doida KKKKKKK
    Ju, Céu de Letras

    ResponderExcluir

E você o que achou?