Pesquisar este blog

Título: A Culpa É Das Estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
Ano: 2012


Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

Bom, acho que posso começar dizendo que esse livro vai ser o mais difícil de eu expressar uma opinião sobre ele, porque eu ainda não me decidi se gostei ou não…


Enquanto eu li, fui anotando algumas coisas para comentar aqui depois e percebi que eu preciso me desvencilhar de livros da Anne Rice que tem várias descrições que me fazem imaginar o cenário e os personagens nos mínimos detalhes, se não nunca mais vou conseguir gostar de livro nenhum, mas vamos ao livro em questão.

Eu li o livro em 5 horas seguidas sem parar, mas confesso que pensei em desistir nas primeiras 37 páginas, me deu aquela sensação de eu já vi isso em algum lugar “Sparks”, mas resolvi que não iria parar um livro no meio e continuei a lendo, não conseguia gostar da personagem principal Hazel Grace e dificilmente eu gosto de personagens principais de romances e dramas, quando o Augustus (par romântico de Hazel) aparece na história, as coisas começam a ficar mais interessante, a história começa a ganhar vida, se torna algo mais bonito.
Não gostei do excesso de humor negro da Hazel, claro que eu não esperava uma garota de 16 anos preste a morrer a qualquer  momento e depressiva (talvez ela fosse), isso já tem vários livros com essas narrativas, mas achei um pouco forçado todas aquelas piadas sobre aleijados com câncer.
Eu não me emocionei muito com o livro, tive um pouco de dó do Isaac que em minha opinião é o melhor personagem do livro, mas mesmo com ele eu não tive vontade de chorar.
Uma garota com câncer terminal, se apaixona por um cara que aparentemente está curado de câncer que o fez perder uma das pernas, um romance fofo e bonitinho, ele um cara esperto que adora metáforas, ela uma leitora compulsiva que parece o tempo todo querer usar o linguajar dos livros que lê, falando de forma difícil para chamar a atenção, um final que deveria ser surpreendente se já não tivesse acontecido em outros filmes e livros.
Agora as coisas que mais me deixaram com raiva e/ou intrigadas foram relativas a  descrição dos personagens que o autor deixou a desejar, como quando eles chegam na casa do escritor que Hazel ama, o senhor  Peter Van Houten, ele faz uma breve descrição de como é a aparência física do autor, mas esquece completamente de descrever a assistente Lidewij e portanto toda vez que a mesma dizia algo eu só conseguia imaginar uma sombra preta falando, depois foi a briga da de Hazel com Van Houten, o Augustus simplesmente some, não faz nada a não ser no final que tira ela da casa pelo braço, depois vem a visita a casa de Anne Frank e eles protagonizam o primeiro beijo do casal, nesse momento a assistente simplesmente desaparece, mesmo depois do término do beijo e só volta a cena quando estão saindo da casa.
Eu acho que o livro seria bem mais interessante caso fosse narrado pelo Gus, já que o livro terminou da forma sem graça que terminou, então talvez se tivesse terminado como o livro que Hazel e Augustus leem a historia toda “Uma aflição imperial” seria bem melhor.
Não gostei da Hazel, simpatizei com Augustus e adorei o Isaac.
Se fosse para dar uma nota ao livro eu daria nota 6.

Um Comentário

  1. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

E você o que achou?