Pesquisar este blog


Cinquenta Tons de Cinza – E. L. James

Título Original: Fifty Shades of Grey
Autora: E. L. James
Páginas: 455
Editora: Intrínseca
Ano: 2012

Quando Anastásia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja. Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso – os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família -, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos… Romântica, libertadora e totalmente viciante. Uma história que vai dominar a atenção do leitor até a última linha.

Começarei dizendo que é um livro morno… Um certo dia passeando pelas páginas do submarino, olhando os lançamentos com um amigo, ele comentou que estava querendo ler esse livro, foi então que eu resolvi ler também mesmo sem saber do que se tratava, só que estava todo mundo lendo, já com o livro em mãos eu ligo a tv  e no fantástico estava passando uma matéria sobre livros “Eróticos” literatura para mulheres casadas e etc, e citaram Cinquenta Tons de Cinza, confesso que fiquei chocada, não sabia que o livro se tratava disso, foi então que levei mais alguns dias para iniciar o livro, mas iniciei…
Bom, eu não sei quais são os tipos de fantasia que se passam na cabeça de uma mulher casada, mas imagino que o livro não corresponde muito a isso, pois está mais para um conto de fadas moderno do que um livro erótico, sem falar que eu não conseguia separar a personagem principal Anastásia Steele da famosa Bella Swan da saga Crepúsculo, acho que o livro seria mais apropriado para quem gostou da saga Crepúsculo, mas ficou entediado em ter que esperar 3 ou 4 livros para a primeira “cena” de sexo da saga toda. Ana como gosta de ser chamada é uma jovem americana de 21 anos , prestes a fazer seus exames finais da faculdade, bonita, no entanto sem noção de sua beleza, desastrada, mal  arrumada, e detalhe VIRGEM, Ana tem amigo lindo Moreno
alto, bonitoe
sensual. Talvez eu seja a solução dos seus problemas. Carinhoso, bom nível social. Inteligente e à disposição.  e completamente apaixonado por ela, mas advinhem só, ela só ve ele como amigo e tem o bonitão irmão do chefe também que ela nem da bola, tipico né, ela foi gostar logo do multi milionário, louro, alto, excêntrico, misterioso e bonitão
Edward CullenChristian Grey, que tem gostos “estranhos” quando o assunto é sexo, 
pelo menos esse gosta,Grey assim como Edward é mandão, protetor, adora música clássica e adora dirigir carrões, que inexplicavelmente fica apaixonado pela garotinha virgem de calça Jeans, camiseta e All Star que tropeça e cai na primeira vez que o encontra, essas são apenas algumas coincidências com a saga da titia mormom Stephenie Meyer. (Pelo que andei pesquisando, não são bem coincidências, mas ok) Grey também salva Ana de ser atropelada, vejam só, mas chega de spoiller né? Eu não posso dizer que não gostei do livro, apenas achei que todas as descrições e matérias sobre o livro, foram um pouco exageradas, porque o livro não tem nada de erótico, trata se de uma casal romantico e sexo, nada que já não tenhamos visto por ai, o livro é até legal, mas é muito fantasioso, a autora tentou levantar a moral das mulheres, colocando uma gata borralheira que se envolve com o principe encantado e fica o tempo todo dando aquelas mensagens subliminares de alto ajuda “Por que ele gostou de mim? Eu tão sem graça, minha amiga é muito mais bonita…” a realidade não é bem assim né, claro que pode acontecer, mas acho que um cara bem sucedido financeiramente, bonito e com muitos talentos, tais como tocar piano brilhantemente, não iria se apaixonar por uma moça insegura e imatura que tentar bancar a teimosa, mas que só consegue levantar a voz algumas vezes em pequenas discussões. No mesmo tempo que a autora tenta levantar a auto estima da leitora, ela também sugere que nos mulheres devemos nos sujeitar a tudo que um homem deseja, mesmo que inclua “Quartos vermelhos da dor”, foi a impressão que eu tive, pois em momento algum eu vi a vontade da senhorita Steele prevalecer, Grey sempre toma as redias da situação, até mesmo antes dela topar ser sua “escrava sexual” ela já se mostrava submissa e aparentemente ela só topou fazer tudo que fez porque queria provar que era boa assim como as outras mulheres que ele já teve, não acho que isso é o tipo de coisas que mulheres inseguras precisem
Termino recomendando outra série, muito mais bem escrita e ousada que essa, a série Beauty e é da minha autora favorita Anne Rice, não se preocupe, não se trata de Vampiros, na verdade segue a linha contrária de Cinquenta Tons de Cinza, Rice pega os contos de fada e os transforma em um show de erotismo, eu confesso não me interessar muito por esse tipo de literatura, mas Anne Rice é Anne Rice e eu nao ficaria sem ler um livro sequer dela, vale a pena, acabou de ser lançada no Brasil, eu começei lendo em inglês, depois em português de portugal, mas agora já temos em português do Brasil, super recomendo apesar de não ter terminado de ler, porque quero comprar os livros, não gosto de E-books!
Se alguém quiser me dar de aniversário, eu aceito, falta menos de um mês viu… A série Beauty na Saraiva.

Deixe um comentário

E você o que achou?